*Educação Permanente em Saúde, de Trabalho Educação e Saúde e de Metodologia Científica.
Coordenador: Prof. Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel
Endereço: Polo Saquarema/RJ
(Rua Beatriz Amaral, 106 - Bacaxá)
Inscrições e informações: Coordenação de Pós-graduação
E-mail: posgraduacao@unifeso.edu.br
Telefone: (21) 2641-7044
Duração: 12 meses
Carga horária: 360 H
Titulação: Especialista em Educação Inclusiva
Investimento: 12 parcelas de R$ 1.797,00
*Para ingressantes em 2024
*Curso integrante do Edital Conexão Universitária da Prefeitura de Saquarema para Pós-Graduação.
A inclusão de pessoas com deficiências e/ou transtornos globais do desenvolvimento em todos
os setores da sociedade tem se tornado um grande foco das políticas públicas no Brasil e no
mundo, desde a década de 1990.
Na educação esse enfoque é ainda mais latente: a educação especial em uma perspectiva
inclusiva tornou-se um direito dos sujeitos, seja na educação básica, seja na educação superior
e, paralelamente, um dever para as instituições e sistemas de ensino.
Neste sentido, a oferta da especialização em Educação Inclusiva se justifica tanto pela
necessidade de inclusão imposta pelas políticas públicas, como também pela urgência de
garantirmos uma educação cada vez mais humanista e compromissada com a justiça social.
O curso é destinado a graduados de qualquer área de conhecimento que tenham interesse em trabalhar com educação inclusiva, com enfoque especial a profissionais da educação.
O egresso será capaz de conhecer as dificuldades dos estudantes com necessidades educacionais especiais; Reconhecer as diferenças das síndromes apresentadas durante o curso; Facilitar a promoção da inclusão de deficientes na comunidade escolar e extraescolar, nas discussões e reflexões sobre a educação científica, tendo como base a Educação Básica interdisciplinar, estando apto para atuar no planejamento e na operação em escolas de Ensino Fundamental e Médio, em instituições de Ensino Superior, em cursos, academias, clubes e demais áreas com atividades que requeiram a inclusão.
O curso é constituído por 12 módulos interdependentes de 30h. Cada módulo terá duração de 4 semanas, com 8h de aulas presenciais, 12h de aulas remotas síncronas e 10h de atividades dirigidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Após o período de 4 semanas, o aluno será avaliado pelo docente e seguirá para o módulo seguinte.
Objetivo Geral:
Promover a formação de profissionais da educação e áreas correlatas dentro de uma perspectiva inclusiva, humanista e voltada para a construção de uma sociedade menos desigual, sobretudo em termos de acesso e permanência.
Objetivos Específicos
O estudante será capaz de conhecer as dificuldades dos alunos com necessidades educacionais especiais; Reconhecer as diferenças das síndromes apresentadas durante o curso; Facilitar a promoção da inclusão de deficientes na comunidade escolar e extraescolar nas discussões e reflexões sobre a educação científica tendo como base a Educação Básica interdisciplinar.
O curso terá aulas expositivas participativas, larga utilização de metodologias ativas, com uso de laboratórios, vídeos legendados, conteúdos através de ambiente virtual de aprendizagem, oficinas e palestras com convidados externos.
Serão desenvolvidos trabalhos que traduzam a realidade a ser encontrada pelos egressos.
A proposta do TCC será a realização de um projeto de intervenção para a realidade dos estudantes.
Na modalidade online, os estudos são desenvolvidos através do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Unifeso. Cada professor tem autonomia para preparar suas aulas, que serãoem sua maioria aulas expositivas, vídeos legendados, oficinas e palestras com convidados externos. As estratégias didático-pedagógicas do curso contarão com diversificação metodológica, compreendendo exposição dialogada, aprendizagem por projeto, análise de casos e notas técnicas. As atividades acontecerão presencialmente pelo polo Unifeso Saquarema e a distância no Ambiente Virtual do UNIFESO.
Tanto a formação inicial como as formações continuadas de professores, gestores e demais profissionais da educação precisam contemplar em seus currículos a educação inclusiva, como a abordagem mais atual da modalidade da educação especial.
A valorização da diversidade, seja a partir das deficiências e transtornos, sejam pelas próprias diferenças sociais, econômicas, culturais, étnicas, raciais, religiosas, sexuais, de gênero impõem novos arranjos curriculares e a necessidade de profissionais que estejam preparados para as especificidades dos discentes e para o próprio dinamismo do mundo contemporâneo.
» Legislação e políticas públicas em educação inclusiva;
» Diversidade na aprendizagem das pessoas com necessidades especiais;
»Necessidades Educacionais Especiais I: Formação para educação básica;
» Língua Brasileira de Sinais.
»Fundamentos históricos, biológicos e legais;
»Desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com deficiência: Cognitivo, afetivo e social;
»Necessidades Educacionais Especiais II: Formação para o Ensino Superior;
» Braille.
»Metodologia da Pesquisa;
»Fundamentos teóricos e metodológicos da inclusão;
»Estratégias Pedagógicas Interdisciplinares Inclusivas;
» Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.
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